Social Icons

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Frieiras

As frieiras, para quem não sabe, é uma doença que é causada pela exposição de algumas partes do nosso corpo ao frio. As zonas mais afectadas do corpo são as mãos, os pés, o nariz e as orelhas! As frieiras é uma inflamção que a pele sofre, por vezes as pele fica branca, quando está inchada está bastante vermelha.


 


Eu sofro deste "mal" que digo-vos já, incomoda bastante, terem os dedos de tal forma inchados que nem os conseguem dobrar, é muito desagradável. Os meus colegas da faculdade na altura do frio acabaram por dar-me uma bonita alcunha "trambolhos" devido aos meus lindos dedos!


Dizem que fazer chichi para as mãos neste estado apazigua as frieiras, eu nunca experimentei, portanto não posso dizer se dá ou não resultado. Experimentei muitos cremes, mas de tudo o que experimentei apenas me dei bem com dois.


 


O primeiro foi um líquido, Friderpyl, foi amiguinho e durante uns tempos aliviou-me este mau estar que sentia com as mãos inchadas. Claro está, que as mãos habituaram-se ao líquido e ele deixou de fazer efeito. Tive de procurar outra solução!


 


O líquido é este:



 


 


 


A solução encontrada foi um creme, que neste momento tenho utilizado com creme para as mãos, evito misturar com outros para isto fazer efeito. O creme foi comprado numa Área de Saúde, mas penso que também está há venda nas farmácias, o nome é RsPharma. A vantagem é que posso utilizar o creme sempre que achar necessário, enquanto que com o líquido isso não era possível.


Fiquei satisfeita com o creme, mas nem todas as peles são iguais, sei de pessoas em que o creme não teve qualquer efeito.



O creme é este:


12 comentários:

Lara disse...

Olá!! Pois bem, eu tambem gosto da Herbal, principalmente do cheiriiinho! apesar de ser um shampoo que eu nao poça usar sempre! A granier não posso usar q me dá mta caspa, mas obrigada pelo teu comentário!!

beijika e boa semana

Dudis disse...

Olá linda, infelizmente esse é um problema que o meu filho tem, mas vem de dentro, o real problema não está na pele e sim na má circulação periférica, é verdade que o frio é o que prejudica mais, mas se não tratares a má circulação nunca te vais safar disso. Usar luvas ajuda bastante, o meu filho está a tomar umas pastilhas para a circulação e estão a resultar, outra coisa que resulta é castanha da india, se gostas de produtos naturais, este é muito bom, eu tomo todos os anos, embora não ganhe frieiras, tenho má circulação e ajuda. Espero ter ajudado o teu problema, bjos doces

Inês Robalo disse...

Olá! Pois, isto deve-se à má circulação sanguínea, também sei disso, e com o frio piora bastante. Eu no Inverno ando sempre com luvinhas atrás, tenho umas de pele para proteger mais do frio. Curioso ou não, é que quando vou a terra dos meus pais, próximo da Serra da Estrela, as frieiras acalmam mais, deveria ser ao contrário porque lá o ar é mais frio do que aqui no litoral. Mas por acaso não conhecia essa da castanha da índia, tenho que experimentar! Um coisa que também ajuda é a hidroginástica, e ao mesmo tempo fazemos exercícios físico. Muito obrigado pela dica!!

Beijinhos

Vânnia Costa disse...

Olá!
Compreendo-te perfeitamente, também sofro do mesmo mal. É horrível!
Eu costumo usar o Frioven Gel, é muito bom pois alivia a comochão e a sensação de ardor e atenua a queimadura. Só tem dois inconvenientes, um é que se depois da aplicação do gel formos mexer em papel, corremos o risco de o manchar de amarelo e o outro é que tem o cheiro um pouco forte (tipo eucalípto), mas que passados 10/15 minutos desaparece, na minha opinião vale a pena o sacrifício destes dois inconvenientes, pois a acção do creme é mesmo boa.
Também tenho experimentado fazer chichi, neste caso não posso aprovar o que os antigos dizem porque só o faço quando me lembro no banho, mas acredito que possa fazer efeito, tem é que ser feito muitas vezes ao dia, coisa que se torna um pouco impossível, devido à vida que levamos, pois passa-se mais tempo no trabalho do que em casa.
Outro truque que já me disseram, foi bater nas mão com um ramo de urtigas, sou sincera nunca experimentei, ainda por cima sou alérgica.
Enfim, vou tentando combater com o gel e com o uso de luvas e evitando expor muito as maõs ao ar frio.
Beijinhos e espero que tenha ajudado

Inês Robalo disse...

OLá! E obrigado por partilhares aqui as tuas dicas. :)

Por acaso o nome desse gel não me é estranho, talvez já tenha feito parte do lotes de cremes que já utilizei. Eu fiquei satisfeita com esse creme que comprei na área de saúde, comprei antes de elas aparecerem, comecei a aplicar e andei melhor das mãos. O problema é que desleixei-me naqueles dias em que esteve mais frio, claro está que a minha mão direita parecia um autêntico trambolho! Só não entendo é porque motivo sou sempre mais afectada na mão direita, na esquerda só aparece uma ou outra.

Essa das urtigas não conhecia. Os antigos têm muitos ditados, mas nem sempre funcionam. lol

Beijinhos e muito obrigado

Vânnia Costa disse...

Pois eu também tenho mais na direita do que na esquerda, eu penso que tem a ver com a circulação sanguínea, uma vez que as frieiras estão aliadas à má circulação e o facto de o coração se situar no lado esquerdo deve contribuir para uma melhor circulação nesse mesmo lado do que no lado oposto, penso eu.....lol, mas se calhar junto de um médico terás uma resposta mais eclarecedora. E por muitos cuidados que tenhamos é impossível "fugirmos" das frieiras, acho que a única solução é hibernar, ms como não é possível, temos que adoptar estratégias para as combatermos por forma e termos o mínimo possível.
Um dia que inventarem uma solução 100% eficaz para este problema faço uma festa!!! lol
Beijinhos

Inês Robalo disse...

Eu ainda vou experimentar a hidroginástica para ver. Mesmo assim acho que pior é ter frieiras nos pés, a minha tia tem nos pés.

Vânnia Costa disse...

Eu às vezes também tenho nos pés, mas não se compara com as mãos, como os pés estão mais protegidos, só aparece uma ou duas, e desaparecem ao fim de 3 ou 4 dias, já nas mãos ando mais tempo e às vezes ainda não tenho uma curada e já está outra no memso sítio. E depois quando a pele fica sêca?! Aí é que é sofrer, abrem gretas, já tive que andar em curativos na enfermeira e 15 dias sem pôr a mão na água por causa disso.
Fazes bem, em experimentar a hidroginástica, mal não faz (muito pelo contrário), e se puder ajudar alguma coisa na má circulação e no problema das frieiras melhor.
Beijinhos

Inês Robalo disse...

Eu só abriu uma, pela primeira vez este ano! De resto tenho sempre na mão, há altura em que as luvas ficam super apertadas devido ao inchaço.
Pois a hidroginástica sempre me ajuda a mexer as pernocas que não faço muito exercício físico.

Beijinhos

marisa disse...

ola!so ha pouco tempo é k descobri o seu blog e comecei a lê-lo (e gosto). so hoje é k li este post, mas penso k nunca é tarde para deixar um comentario. eu todos os anos sofria de frieiras nas mãos, e estas chegavam a abrir, o que tornava a dor e comichao mais insuportavel, fui a uma farmacia e receitaram-me um creme k serve para as frieiras e gretas o nome é akilwinter se nao me engano, foi remedio santo, é um espectaculo de creme, mas como voce disse, pode nao funcionar nas outras pessoas, mas em mim funcionou e muito bem.

Inês Robalo disse...

Olá Marisa!

Obrigado por partilhares essa informação, normalmente eu tenho que mudar o creme que uso para as frieiras, a pele acaba por se habituar e depois não tem qualquer resultado. Este ano se hei-de experimentar esse creme também. Eu vou sempre experimentando até encontrar um que de resultado smp! :)

Obrigada e beijinhos

Unknown disse...

Olá, eu todos os anos sofro com as frieiras, principalmente nas mãos .. é horrivel. Há 3 anos que também uso o creme frieiras rspharma, mesmo antes de elas me aparecerem. Tenho sempre um ou dois tubos em casa de prevenção para usar mesmo antes de começar o frio a sério. Desde que uso este creme nunca mais tive frieiras tão assanhadas como dantes e o alívio é imediato. Foi uma senhora amiga que me recomendou e eu faço o mesmo, recomendo a quem sofre do mesmo mal. beijinhos

 

Followers

Sample Text